#3 DICAS PARA DESCARTAR O ÓLEO DE COZINHA CORRETAMENTE

Você cozinha com óleo? Utiliza óleo como gordura para fritar alimentos? É natural a gente utilizar esse ingrediente enquanto a gente cozinha. Mas, infelizmente, nem todo mundo sabe como descartá-lo.


Ao contrário do que a maioria pensa, descartar o óleo direto na pia, ralo abaixo, é muito prejudicial ao meio ambiente. O óleo que utilizamos no dia a dia polui, mais ou menos, 25 mil litros de água, segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Isso significa que 25 litros de água são contaminados pelo óleo de cozinha e, consequentemente, diminui o oxigênio dissolvido na água, provocando a morte da fauna aquática.


Quer saber como descartar o seu óleo corretamente e ajudar a reduzir os impactos ruins no meio ambiente? Veja abaixo 03 dicas para descartar o óleo de cozinha corretamente:


DICA #01

Ao utilizar o óleo de cozinha durante a sua semana, você pode armazenar o óleo em uma vasilhame bem fechado. Juntando pequenas quantidades dia a dia, e ao preencha o recipiente e procure por uma empresa especializada neste tipo de coleta seletiva próximo de onde você mora. Eles saberão o que fazer para descartar este óleo.


Não sabe onde levar o óleo de cozinha que está armazenado? Você pode consultar aqui quais os postos mais próximo de você: https://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php


DICA #02

Você pode também reutilizar o óleo de cozinha para criar o seu próprio sabão caseiro. O quê? É isso mesmo! O óleo é utilizado para produção de sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro entre outros produtos. Existem vários vídeo no Youtube que ensinam como produzir o seu próprio sabão a partir do óleo de cozinha.


DICA #03

Você pode reutilizar o óleo de cozinha para… cozinhar de novo! Isso mesmo. Se você utilizou uma pequena quantidade de óleo para fritar algum alimento, você pode pegar o óleo utilizado e sujo, filtrar com um filtro de café, por exemplo, e reutilizar o óleo filtrado para fritar a comida novamente em outra refeição! A parte suja do óleo que foi filtrado pode ir direto para o recipiente da dica #01.


Gostou dessas dicas? Tem alguma coisa que você faça diariamente com o seu óleo de cozinha que pode compartilhar? Comenta aqui embaixo!