5 dicas para economizar energia

A maior parte da energia elétrica aqui no Brasil é produzida através das nossas usinas hidrelétricas. Quando há secas, principalmente na época do verão, os reservatórios ficam com baixo níveis de água, e o governo precisa então encontrar outra solução para produção de energia.

A segunda opção é a produção térmica, feita a partir do petróleo e combustível, o que é muito mais caro do que as hidrelétricas. Por isso, há sempre campanhas nesta época do ano para economizarmos energia, principalmente para evitar o aumento da tarifa e custar mais caro para o seu bolso.

Separamos então 5 dicas para você economizar energia em casa:

DICA #01: Diminua o tempo de banho.

É recomendado que cada pessoa tome banho em uma média de 10 minutos. Mais do que isso, você está gastando água e energia à toa.

Fonte: Canva

DICA #02: Cuidado com a geladeira.

Esse eletrodoméstico gasta bastante energia, principalmente se você decide descongelar para fazer limpeza, ou se você fica abrindo e fechando a porta apenas para… pensar!

DICA #03: Use menos o ferro de passar roupa.

Já existem diferentes técnicas que podemos usar para alisar as nossas roupas, como por exemplo, deixá-las expostas ao Sol penduradas num cabide. Se for usar o ferro de passar, procure acumular maior quantidade de roupa para usá-lo de uma vez só.

DICA #04: Aperte menos botões.

Ao entrar em casa, no fim de tarde, procure abrir mais as janelas. Estamos no horário de verão em alguns Estados do Brasil, o que facilita principalmente para economizarmos energia. Abra as janelas, aproveita até o último feixe de Sol.

Fonte: Canva

DICA #05: Atente-se aos eletrodomésticos.

Não precisa lavar roupa, lavar a louça, ou usar o microondas todos os dias usando os eletrodomésticos que gastam energia. Procure fazer escolhas mais conscientes, buscando principalmente soluções mais sustentáveis e que preservem o meio ambiente.

Curtiu as dicas? Que tal colocar em prática? Conta para gente como foi o  resultado aqui nos comentários. 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados