Como gerar menos lixo nas férias

O tempo todo estamos pensando quais escolhas devemos fazer para prejudicar menos o nosso planeta. Mas tem algo importantíssimo que podemos fazer no nosso dia a dia que ajuda bastante também: reduzir a produção de lixo.

Em momentos como esses, de fim de ano, praia, festas, viagens, a gente acaba esquecendo essas pequenas atitudes e deixando elas de lado, apesar de serem simples e práticas.

Então, como reduzir, na prática, a produção de lixo nas férias? Dá uma olhada nas #05 dicas que separamos para vocês:

DICA #01

Leve ecobags sempre com você, onde for. Seja na praia, no sítio, numa trilha, ou caminhar pela Paulista. Diariamente a gente produz 56 toneladas de lixo no Brasil. Com a sua ecobag, além de recolher o seu para fazer o descarte correto depois, você pode recolher outro que está ali, na sua frente.

DICA #02

Seremos repetitivos nesse ponto: evite plástico! Leve o seu Copo Menos1Lixo para os eventos, festas e passeios. Ele é dobrável, cabe num bolso. Leve também seus talheres dobráveis para comer, quando for preciso. Assim você evita de pegar o talher plástico e descartá-lo diretamente no lixo, em menos de horas do primeiro uso.

DICA #03

Reaproveite os alimentos. Nessa época do ano a gente consome muita comida, em quantidades absurdas, muita fartura. E infelizmente, uma boa parte dessa comida vai pro lixo! Os restos: cascas, sementes, podem virar adubo para a sua hortinha de 2019! Os alimentos que sobraram, você pode inventar, fazer receitas novas, congelar e transformar em marmitas para os próximos dias. Reinvente o tempo todo sua forma de pensar, e as suas escolhas. Isso faz total diferença.

DICA #04

Muito consumo de comida e bebida significa muita louça. Na hora de lavar essa quantidade absurda de louça, escolha uma bucha ecológica. Se todo mundo que for lavar uma louça no Natal e no Ano Novo optar por uma bucha ecológica ao invés da esponja de lavar louça tradicional. Ela é composta por uma mistura de plásticos como o poliuretano, que dificulta muito a reciclagem e a torna pouco viável economicamente.

DICA #05

Reutilize água. Fizemos um post no nosso Instagram só sobre esse tema! É só clicar aqui para visualizar. Você pode coletar água do banho para reutilizar nas tarefas domésticas e até mesmo da chuva, para o mesmo uso.

E você? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? No dia a dia, como você reduz a sua produção de lixo?


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados