Frete Fixo para SP | Frete Fixo para todo brasil para compras acima de R$ 149,00

Dicas simples para não gerar lixo na rua

Postado porAmanda Ribeiro em

Você ainda consome descartáveis fora de casa e se sente desconfortável por não saber como evitar? Para não passar mais esse sufoco, separamos algumas dicas do que levar na bolsa e evitar gerar lixo! Essas dicas valem pra todo mundo, independente da rotina.

 

1. Primeiro passo, a mudança de hábitos!

Tenha sempre em mente que nem todo mundo tem consciência da importância em poupar lixo, então sempre seja gentil, e quando não entenderem, explique o porquê das suas opções! Para pedir alguma comida na rua, por exemplo, já tenha seu kit zero lixo (você verá como montar um abaixo) em mãos mesmo antes de pedir sua comida! 

 

2. Leve uma garrafinha reutilizável sempre com você

O básico, mas sempre bom lembrar: hidrate-se! Mas sem gerar lixo, né? Então leve sua garrafinha de casa. A versão em inox é ótima opção, pois no final do seu ciclo de vida, ela é 100% reciclável!

Garrada Inox Reutilizável

Às vezes tudo que a gente precisa é uma água para enfrentar o calor, né? Se todo mundo fizesse isso, seriam poupadas 1 milhão de garrafas plásticas por minuto (dado da Euromonitor)!

 

3. Talheres reutilizáveis sempre à postos

Leve sempre seus próprios talheres na bolsa! Às vezes saímos e não planejamos comer fora, e as opções como talheres descartáveis, ou até mesmo aqueles que vem numa sacolinha de plástico não são nem de perto a opção mais sustentável!

Existem vários talheres super diferentes e práticos para levar quando for sair de casa! Como versões de inox dobráveis e de bambu, eles são compactos e podem te ajudar nesses momentos! Depois de utilizar, é só lavar e colocar na sua bolsinha de tecido. Super prático! 😉

Talheres Reutilizáveis Ecológicos

Você também pode usar os seus hashis reutilizáveis, caso você goste de comida oriental, que assim como os talheres, podem ser lavados e colocados na sua própria bolsinha, evitando mais desperdício!

Hashi inox reutilizável

 

4. Copos reutilizáveis para todos os momentos

Estima-se que somente no Brasil, 720 MILHÕES de copos de uso único são gerados por dia (dado da Abrelpe), fazendo parte dos maiores resíduos de uso único produzidos atualmente. Você não quer fazer parte desse número, né?!

Então leve um copo para tomar um suco…

Copos retráteis dobráveis

… ou até mesmo aquela bebidinha no happy hour após o trabalho!

 

5. Para os bons drinks, tenha o seu canudinho reutilizável

Devemos sempre evitar o canudo plástico, já que mais de 500 milhões de canudos plásticos são descartados diariamente só nos Estados Unidos! É muito lixo pra conta! Eles representam 4% de todo o resíduo gerado no mundo.

Então, temos 2 alternativas. A primeira e mais simples é: não utilize canudo!

Mas se você é a pessoa dos canudinhos e não consegue desapegar de um, é só levar o seu reutilizável!

Canudos reutilizáveis silicone

Pode ser de inox, bambu, com ponteira de silicone… O importante é não gerar lixo!

 

6. Não esqueça seu Guardanapo de pano!

O guardanapo de papel não é reciclável, e apesar de ser biodegradável, se ele não for compostável ele será enviado para os aterros sanitários e a sua decomposição acaba liberando gás metano (CH4) que é 25 vezes mais nocivo para o efeito estufa do que o gás carbônico.

O guardanapo de pano ocupa pouco espaço, e é bom para você que é desastrado e se suja à toa ou para secar a mão! Seu guardanapo servirá para segurar lanches, ou até mesmo levar o restante da comida para casa. 

Além disso, você pode utilizá-lo para guardar amendoim, castanhas, sanduíches e fazer aquela boquinha na hora do aperto!

7. Ecobag será sua aliada

Falando em imprevistos, e aquela ida ao mercado na volta de casa que você não planejou? Já tá levando sua ecobag né?!

As nossas bolsas de algodão podem ser dobradas, ou seja, cabem na sua bolsa! Além disso, quando abertas cabem muitas compras <3

Ecobag Blive

 

É tranquilo sair de casa sem gerar lixo. Mas lembre-se: imprevistos acontecem, por isso, se programar e levar os utensílios certos na bolsa é essencial. O movimento zero lixo consiste em pequenas atitudes, mas que geram grandes mudanças. Vamos mudar o mundo juntos? 




Fontes, dicas e inspirações:

ABRELPE

← Postagem anterior Postagem seguinte →


comentários


  • É incrível o tanto que a gente gera de lixo sem perceber, muito bom o texto, tanto pra quem já segue essa ideia quanto pra abrir a cabeça de quem não pensa nisso

    Alair Pires em
  • Adorei as dicas, eu levo a minha garrafinha pra todo lado! 🥰

    Aline em
  • Texto perfeito! Amei as dicas, irei levar comigo as dicas e os produtos reutilizáveis

    Matheus em

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados