Frete Fixo para SP | para todo brasil para compras acima de R$ 149,00

Guia para um natal sustentável

Postado porAmanda Ribeiro em

O natal é um dos momentos mais especiais no ano da maioria das famílias brasileiras, uma época de muitas confraternizações, demonstrações de amor ao próximo mas, infelizmente, também é um período onde consumimos de forma desenfreada, sem consciência, gerando muito lixo.


Mas não precisa ser assim! Separamos algumas dicas para você ter um natal mais sustentável desde a montagem das decorações natalinas, escolha dos presentes, e até na ceia.


Nos presentes:

Dê presentes que farão a diferença:

Muitas vezes compramos lembrancinhas que acabam ficando guardadas ou são jogadas fora. Caso vá presentear alguém, pense no propósito e no que realmente irá agradar a pessoa. Mostre como ela é especial para você. Não se esqueça que gestos também são presentes!

Quem sabe esse não é o momento oportuno para um presente com propósito! Pode ser uma oportunidade para você testar suas habilidades e fazer seu próprio presente, como um jantar, um tricot ou até fazer algumas receitinhas de cosméticos naturais, deixando do jeitinho que você quer! 

Uma outra dica também é dar presentes que incentivam as pessoas a gerarem menos lixo, eco produtos práticos como copinhos retráteis, talheres dobráveis, canudos reutilizáveis e até shampoo em barra!


Compre de produtores locais ou microempreendedores:

Se você for comprar seu presente, compre de pequenos empreendedores e evite coisas que venham de longe. Menos CO2 gastos para o envio, e o melhor: você estará ajudando alguém da sua cidade e que precisa daquela forcinha para crescer. ❤️

Quem sabe esse não é o momento de ajudar aquele seu amigo que abriu uma lojinha?


Evite papéis de presente:

O que você acha de substituir as embalagens de presente convencionais por embalagens que a pessoa poderá utilizar novamente? Você pode colocar o objeto em saquinhos de algodão ou até usar pedaço de tecido! Um bom exemplo disso são os furoshikis, embalagens japonesas lindas, dá uma olhada nesse tutorial: https://youtu.be/c5wC4ITYvBY

A vantagem do pedaço de tecido é que ele pode virar um lenço ou guardanapo depois! Já os saquinhos de algodão, podem ser úteis em diversas ocasiões, como por exemplo comprar frutas no mercado sem usar plástico!


Na decoração

Reutilize os enfeites do ano anterior:

Se você já tinha enfeites em casa, a solução é a mais simples possível: reutilize. O material mais sustentável que você pode encontrar é aquele que já existe, tem carinho e história. <3

Use plantas verdadeiras na sua decoração:

Você pode usar plantinhas verdadeiras para fazer sua árvore de natal, como por exemplo, enfeitando um vaso de plantas que você já tem em casa! Uma outra ideia é utilizar galhos que você encontrou na rua para montar uma árvore suspensa, como essa aqui:


Uma boa dica para decorá-la, é usar pedaços de papelão e até frutas! Por exemplo, você pode utilizar a casca de uma laranja e cortar com uma forminha de biscoito, criando enfeites para a sua árvore de natal.

    

 


Evite luzes de natal, ou modere sua utilização: 

A maioria das luzinhas natalinas não possuem uma vida útil muito longa, e acabam se tornando lixo eletrônico de difícil reciclagem. Além disso, elas gastam energia, e no geral, as pessoas deixam as luzes ligadas durante toda a noite.

Se você é o tipo de pessoa que não abre mão da sua árvore de natal com pisca-pisca, desligue-o antes de dormir, ou quando não tiver ninguém no ambiente. Indicamos sempre reutilizar antes de comprar, mas se você for comprar novas,  procure opções com baixo gasto de energia, como as de LED.


Na Ceia

Consuma alimentos da estação e de origem vegetal

Quando compramos alimentos da época, favorecemos o mercado local, além de ser mais fácil encontrar produtos sem agrotóxicos. Mais sustentável e saudável, né?! 


Use utensílios de cozinha reutilizáveis e duráveis:

Evite descartáveis no seu Natal! Você pode utilizar seus pratos, copos, e talheres de costume. Na hora de guardar a comida que sobrou, lembre-se sempre de guardar em potes ou cobrir os alimentos com embalagens reutilizáveis.


O natal pode ser ainda mais lindo com nossa consciência! Aproveite esse momento e faça uma lista com o que você não usa e doe para instituições e pessoas que precisam. Você pode fazer o natal de alguém mais bonito ❤️


Esperamos que o seu natal seja maravilhoso.


Com amor, 

B.live.

← Postagem anterior Postagem seguinte →



Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados