Marcas e empresas que estão mudando o mundo

Nosso planeta pede socorro. Existem questões que precisamos mudar urgentemente, questões que podem tornar o mundo um lugar melhor para se viver, para nós e para as gerações futuras. A poluição, a escassez de água, o desmatamento, o alto volume de lixo nos mares e oceanos são alguns dos fatores alarmantes, mas que não recebem a devida atenção. É preciso conscientizar as pessoas, esclarecer que o Planeta Terra é de todos, é nossa casa, e deveria ser cuidado por todos nós. Diariamente milhares de animais marinhos morrem sufocados por sacolas plásticas e canudos, florestas são desmatadas, campos e cidades são poluídos por indústrias "sujas" e animais sofrem com a indústria da carne e com testes dermatológicos. Isso tudo tem mais danos no nosso dia-a-dia do que sequer imaginamos, e existem pequenas atitudes que podem causar grandes mudanças no nosso planeta. Algumas empresas já estão adotando essas mudanças e contribuindo com o meio ambiente, cada uma do seu jeito. Veja a seguir algumas dessas empresas e inspire-se com as suas atitudes!

Lego: trocando pecinhas de plástico por cana de açúcar.

A famosa marca de blocos de montar está aderindo a peças feitas de cana de açúcar, e pretende no futuro abolir de vez o plástico das suas produções! O plástico de polietileno, utilizado na confecção dos novos brinquedos, é feito com etanol extraído de cana de açúcar de origem sustentável. Visualmente, é praticamente idêntico a outros plásticos, mas são biodegradáveis e podem ser repetidamente reciclados. De acordo com o vice-presidente de Responsabilidade Ambiental da Lego, este é o primeiro passo no compromisso de transformar todas as linhas de brinquedos em materiais sustentáveis. No momento, os elementos de polietileno compõem apenas entre 1-2% dos produtos da marca, mas a empresa comprometeu-se a usar materiais sustentáveis em seus principais brinquedos e embalagens, para também alcançar zero desperdício em suas operações. Incrível, né?!

Disney: adeus aos canudos de plástico!

A maior empresa de entretenimento do mundo, a Walt Disney World, vai eliminar o uso de canudos de plástico nos parques temáticos até 2019! O objetivo é eliminar os mais de 175 milhões de canudos e 13 milhões de mexedores plásticos descartados anualmente nos parques da Disney. Para o presidente da empresa, esta mudança é apenas o primeiro passo para uma longa caminhada em direção à sustentabilidade. A companhia ainda tem planos de eliminar sacolas plásticas, além de outras medidas que irão cada vez mais caminhar para um futuro mais sustentável. Outras empresas estão aderindo à essa onda de eliminação de canudo, como a Starbucks, Burger King e McDonalds.

American Express: do mar para a sua carteira.

A empresa de serviços financeiros americana American Express irá começar a fabricar cartões de crédito feitos com plástico retirado dos mares e oceanos! O cartão, que ainda está em fase de elaboração, deve ser disponibilizado ao público no próximo ano. A investida faz parte de uma iniciativa que visa diminuir a geração de resíduos, além de também limitar o uso de plásticos descartáveis. De acordo com a empresa, haverá algumas vantagens e benefícios aos clientes que aderirem ao cartão reciclável.

Burberry: duas mudanças essenciais.

A marca de luxo britânica recentemente se envolveu em uma polêmica por ser acusada de queimar roupas que não eram vendidas, a fim de evitar falsificação e venda em mercados clandestinos. Porém, no início deste mês, a Burberry anunciou que não só iria deixar de queimar as roupas, mas também deixar de usar peles de animais na fabricação de peças. É um grande passo para uma grife de moda de luxo! A marca quer fazer parte de uma “mudança positiva” na indústria da moda e reduzir a pegada ecológica da sua produção.

Ambev: juntos por um mundo melhor.

A gigante Ambev, dona de marcas como Skol, Guaraná Antártica e Budweiser reduziu em 43% o consumo de água na produção de suas bebidas - e isso nos últimos 14 anos! A empresa já havia batido em 2015 a meta global estabelecida para 2017 de usar no máximo 3,2 litros de água para cada litro de bebida envasado. No último ano, a empresa foi ainda mais longe e chegou a 3,04 litros. Além disso, eles têm o movimento Resíduo Zero, onde diminuem o consumo de energia, resíduos e impacto das embalagens no meio ambiente. Também estão investindo em uma frota de caminhões que são movidos a energia elétrica! A Ambev deixa claro que quer aumentar a segurança hídrica no Brasil, diminuir a geração de resíduos, promover o consumo inteligente e buscar o desenvolvimento da sociedade.

É impressionante ver essas empresas gigantes participando desses movimentos em prol do meio ambiente. Nos dias de hoje, fica cada vez mais difícil prestar atenção aos problemas ambientais, pois são tantos os nossos problemas pessoais, no trabalho, em casa, que acabamos deixando o planeta em segundo plano. Mas essa tarefa não é tão difícil como parece! Como sempre falamos por aqui, pequenas mudanças fazem toda a diferença! Se você parar para pensar, trocar um canudo de plástico por um de inox, andar com um kit refeição na bolsa ou preferir escovas de bambu são escolhas que são muito pequenas para nós, mas gigantes para o mundo! Faça parte desse movimento, pois juntos somos mais fortes.

Fontes: Público, Ambev, Metrópolis, Planeta Terra