O horário de verão já começou, o que fazer para reduzir os gastos de energia?

Ontem, dia 04 de novembro, iniciou o horário de verão que vale para as regiões do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Esse adiantamento de uma hora do horário serve como uma tática do governo para reduzir os gastos de energia no setor público e privado.

Em 2015, o Ministério de Minas e Energia divulgou que a adoção do horário de verão economiza cerca de 7 bilhões aos cofres públicos. Se o horário de verão não entrasse em vigor em 2015 e 2016, o governo precisaria investir o montante na expansão da capacidade elétrica do país.

Sendo assim, o que fazemos para reduzir os gastos de energia impacta diretamente no dinheiro que o governo pode usar para investir em soluções para o meio ambiente, por exemplo.

Por isso, resolvemos colocar algumas dicas de como reduzir energia dentro da sua casa:

Dica #01

Escolha cores claras para pintar as paredes da sua casa!
As cores mais claras, como o branco, por exemplo, reflete a luz natural que entra pelas janelas e portas, permitindo que você não ligue todo o tempo as lâmpadas de casa.

Dica #02

Desligue os eletrodomésticos da tomada!
A gente acha que não faz muita diferença desligar a televisão da tomada enquanto não estamos utilizando-a, mas reduz muito o gasto de energia e economiza uma grana na conta de luz. Se não estiver usando aquele eletrodomésticos, desligue da tomada.

Dica #03

Substitua as lâmpadas por lâmpadas de LED!
Essa dica já está mais velha do que andar pra trás (tudunts). Brincadeiras à parte, deixe as luzes apagadas durante o dia e utilize lâmpadas de LED, elas são bem mais econômicas e possuem grande vida útil.

Dica #04

Mantenha o ar condicionado no 23ºC!
Essa vai gerar polêmica… Se você mantiver o seu ar condicionado funcionando constantemente na temperatura de 23ºC, o resfriamento é feito sem forçar o equipamento e reduz o consumo pela metade.

DICA #05

Mantenha a chave do chuveiro na posição “verão”.
Para economizar até 30% de energia do seu chuveiro, utilize-o nessa opção “verão”, e evite banhos muito quentes, eles forçam a resistência do chuveiro e não fazem bem para a pele e cabelo.  

Além dessas dicas, você também pode adaptar o consumo de energia na sua casa da forma que preferir. Há sempre a opção de investir em soluções de energia solar, que são práticas e benéficas para você, para o seu bolso e para o meio ambiente.