Frete Fixo para SP | Frete Fixo para todo brasil para compras acima de R$ 149,00

Rotina zero lixo em mercados

Postado porAmanda Ribeiro em

Uma boa organização aliada a conhecimento e informação, é a ponte ideal entre seu modo de consumo atual, e uma rotina lixo zero. Aqui vão algumas dicas de como você pode fazer o seu mercado de uma forma muito mais sustentável, gerando muito menos lixo!

 

1. Planeje suas compras

O primeiro passo é planejar as compras, assim você evita o desperdício. Faça uma lista com tudo o que está faltando na sua casa, e calcule a quantidade para o período de tempo estipulado, evitando que os produtos estraguem. Essas dicas valem para compras em mercados, feiras, ou lojas a granel!


2. Para qualquer um desses lugares, leve sempre sua ecobag

O item mais coringa, que com certeza estará na maioria das nossas dicas! Uma sacola de plástica fornecida em feiras, lojas e supermercados pode demorar até 450 anos para se decompor! Para além de ecológicas, elas são super práticas para carregar seus alimentos. As ecobags da B.live são ótimas para compras, principalmente em feiras, porque tem compartimentos!

Ecobag Feira

 

3. Leve seus saquinhos de algodão reutilizáveis

Eles são perfeitos para suas compras a granel, assim você evita o descarte de lixo na compra de alimentos que vêm em embalagens plásticas. É muito fácil de usar: faça suas compras no mercado a granel, peça para ao atendente tarar a balança e pague apenas pelo alimento. Chegando em casa despeje em um pote de vidro com tampa! Uma outra opção é também levar diretamente seus potes de vidro. Dessa forma, você irá se despedir desses resíduos que você gerava! Dica: os potes de vidro podem ser uma boa escolha para alimentos em pó como, farinhas e temperos. Os saquinhos de algodão são ideias para grãos, sementes e até biscoitinhos!

Sacos Algodão Granel

Da mesma forma, você também pode comprar suas frutas e legumes com os saquinhos de algodão reutilizáveis! Você estará evitando muitos saquinhos plásticos que são distribuídos nas redes de supermercado e feiras. 

Saco Redinha Reutilizável

Deixe os saquinhos de feira e de granel dentro da ecobag pra não ter chance de esquecer! Você também pode levar alguns saquinhos extras, caso tenha vontade de comprar mais alguma coisa que estava fora da sua lista!

 

4. Descasque mais e desembale menos! 

Apostando em produtos naturais você minimiza o impacto ambiental!

Quando você troca seus snacks que vem em pacotes, por snacks naturais, como castanhas, ou até mesmo frutinhas, já é uma boa ajuda! 

Garfolher Bambu

 

5. Faça você mesmo seus sucos, molhos e receitas

Fazendo suas próprias receitas, você economiza várias embalagens descartáveis, tem seu alimento fresquinho e sem conservantes ou aditivos químicos! Como bônus, ainda pode adquirir novos dons culinários! 

Hashi Inox Reutilizável

 

6. Produtos locais

Quando você compra produtos locais, menos gás carbônico é liberado no transporte de distribuição, ou seja, do local de origem para a distribuidora e em seguida, supermercado. Você comprando direto da origem, ajudar a fomentar a economia local, e também o meio ambiente! 

 

7. Pare de comprar guardanapo e papel toalha descartáveis. Use os de tecido!

Você sabia que esses dois produtos não são reciclados no Brasil? Eles vão parar direto no aterros sanitários ou lixões, gerando um enorme impacto ambiental, e não é isso que queremos, certo?

O guardanapo de pano é uma solução bem simples: só usar, lavar, e prontinho, já pode utilizar novamente. Você pode colocar para lavar na máquina junto com suas roupas. É uma opção bem econômica, já que você só precisa comprar uma vez!

Na foto, você pode ver nosso papel toalha em tecido. São reutilizáveis, acredita?! Depois de utilizá-los é só lavar, empilhá-los deixando a parte macia para cima, colocar o suporte na parte inferior. Enrole até o fim, repita o processo até acabar. Os paninhos naturalmente se prendem um ao outro.

Papel Toalha Reutilizável

8. O plástico filme também já pode ser removido da sua lista de compras!

Mais um material que você já pode parar de consumir, pois ele pode ser substituído por paninhos encerados! Eles são super práticos, embalam e protegem as frutas cortadas e potes ou refratários sem tampa, conservando o alimento por mais tempo!

Para usar é só esquentar os paninhos com o calor da sua mão, e pressionar no local em que deseja colocá-lo. Ele ficará no formato moldado! 

Pano Encerado Vegano

 

Qual sua dica para compra sustentável e o que você tem feito para evitar lixo nas suas compras?

Conta pra gente, você pode ver suas dicas por aqui no blog!



← Postagem anterior



Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados