Frete Fixo para SP | Frete Fixo para todo brasil para compras acima de R$ 149,00

Volta às zero lixo: Dicas essenciais

Postado porAmanda Ribeiro em

Fevereiro chegando e a volta às aulas também!

Nessa época, quase todo mundo quer comprar tudo novo, montar a lista de materiais do zero. Mas já parou para pensar em como esse costume consumista pode afetar o planeta?

Viemos dar dicas de consumo sustentável, dessa forma vocês irão aproveitar ao máximo os recursos que já possuem e ainda por cima economizar dinheiro! Quem sabe também não é uma boa destinar essa grana economizada para ONGs voltadas à educação?!

Nossas dicas valem para todos os estudantes e também para quem tem filhos na educação infantil. Esperamos que gostem!

 

1. Reutilize o que você já tem

Sempre tem um lápis, caneta ou uma borracha perdida em casa. Que tal fazer uma faxina, encontrar todas essas preciosidades e não comprar materiais novos?

Uma dica para as borrachas plásticas que estão sujas, é que elas podem ser higienizadas com álcool, assim ficam novinhas!

Se por acaso você não encontrou o lápis de cor que precisava no meio das suas coisas guardadas e precise comprar um novo, procure opções em que você possa adquirir cada cor individualmente, assim você não precisa comprar todo um kit por causa de 2 ou 3 cores que acabaram. 

E por falar em lápis, os utilize até o fim! Um bom investimento para isso é o uso de extensores, isso aumenta muito a vida útil deles.

No caso dos cadernos, não jogue fora até todas as folhas acabarem, use até o fim, nem que seja como bloco de notas ou rascunho. Você também pode retirar os espiral de todos que estão com folhas sobrando, e montar um novo caderno! Uma boa é encapar as capas e fazer os devidos consertos em cadernos já antigos! Você pode usar a sua criatividade e inovar em uma capa com desenhos super personalizados. Só você terá esse caderno!

O mesmo vale para estojos e mochilas! Veja os que você já tem, e se precisar, faça você mesmo os devidos consertos ou leve para um profissional fazer os reparos! Você também pode customizar pintando, colocando bottons...

 

2. Caso precise comprar, faça escolhas mais ecológicas

Da próxima vez que for comprar canetas, dê preferência às recarregáveis ou que não sejam de plástico, por exemplo. Quando seus lápis acabarem, você pode passar a utilizar lapiseira! Afinal, ela dura muito mais tempo e você só precisa abastecê-la com grafite! 

Se você por acaso precisar comprar lápis, os com o selo FSC são mais sustentáveis. Esse selo é o responsável por garantir que a extração de madeira seja feita de forma ética. No caso das borrachas, se precisar comprar uma nova, escolha as de origem natural como o látex. 

Para as tintas, já existem opções com embalagens pump, elas conservam muito melhor o produto, pois como liberam a quantidade ideal para o uso por vez, elas não ressecam por ficarem com o material exposto por muito tempo! Com as opções de embalagem com pump, existe menos chance de que você não consiga usar antes que a vida útil delas acabe.

Outra opção é substituir sua caneta marca texto por lápis de cor, ou lápis marca-texto! Assim você pode evitar a compra de um material feito de plástico.

 

3. Use a tecnologia ao seu favor

Se puder, leia artigos, livros e outros arquivos digitalmente - seja no celular, tablet ou kindle. Compre livros digitais e leia os materiais enviados pelos professores e orientadores por PDF no lugar de versões impressas. Além de poupar muitas árvores, você também poupa dinheiro!

 

4. Para aulas presenciais

Você não precisa comprar novos uniformes, mochilas e estojos se os seus ainda estiverem bons. Como sempre, o item mais sustentável é aquele que você já possui! Veja o que pode ser reutilizado e economize uma boa quantidade de matéria prima para a produção dos seus acessórios, e lixo que seria gerado pelo descarte dos antigos!

Você também pode evitar muito lixo levando sua própria comida de casa, usando seus talheres e guardanapos de pano! (Acho que aqui podemos falar do Kit Lixo Zero: vc pode levar seu kit lixo zero para evitar todos os descartáveis quando for comer fora de casa, tbm leve sua comida....etc)

Além disso, levar sua própria garrafa de água e suco, é fundamental para não comprar as de plástico e se manter bem hidratado. Dê preferência às garrafas de materiais duradouros como vidro e metal. Você pode ver algumas opções de garrafas, kits de refeição zero lixo em nosso site como uma opção compacta, dessa forma não ocupa muito espaço na mochila.

 

Gostou das dicas? Conta pra gente o que você costuma fazer para ser mais consciente nessa época!

← Postagem anterior Postagem seguinte →



Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados